Pesquisa personalizada

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Veja os benefícios e onde encontrar o Omega 3


Para o corpo trabalhar bem e melhor é preciso de um pouco de gordura, mas não fritura, nem de alimentos gordurosos, e sim Ômega 3, a gordura boa.
 
Cristina Maia, Campinas
 
Os peixes, principalmente os de água salgada e fria, são ótimas fontes dessa gordura, mas o segredo está no preparo e na combinação de alguns grãos.

O Ômega 3 é um tipo de gordura poliinsaturada, aquela chamada gordura boa. Além de prevenir e ajudar no tratamento de várias doenças como colesterol, infarto, derrames, também melhora o funcionamento geral do nosso organismo.

Ele age no organismo retirando da corrente sanguínea o que chamamos de colesterol ruim e melhorando o colesterol bom”, explica Flávio Ferramola Pozzuto, cardiologista.

O nosso organismo não possui Ômega 3, por isso precisamos ingerir alimentos que contenham esta substância. Alguns produtos industrializados são enriquecidos com ela, mas podemos encontrá-la em grande quantidade nas algas e em alguns peixes.

A concentração é maior na cavala ou dourada que pode conter até cinco gramas de Ômega 3 para cada 100 gramas de peixe. O arenque, a sardinha, o salmão e o atum também possuem uma boa quantidade. A gente também encontra no camarão, na lagosta e no bacalhau. “No mínimo deveríamos ter uma vez por semana e a quantidade ideal pelo menos três vezes por semana”, afirma Gláucia Pastore, nutricionista da Unicamp.

Há ômega 3 também na linhaça e na quinoa. Neste caso, a recomendação é ingerir o equivalente a uma colher das de sopa por dia.

Se a gente seguir a dieta recomendada pelos especialistas, eles garantem que em três meses nosso organismo começa a sentir os efeitos do Ômega 3, primeiro na estabilização da pressão arterial e depois no aprendizado e na memória. Não adianta saber escolher os alimentos, consumi-los na medida certa se não prepararmos da maneira ideal.

Os grãos podem ser colocados sobre as saladas e os peixes devem ser cozidos ou assados. Nunca fritos.

“Não se incorpora gordura a mais, no caso das frituras, além da gordura ruim que é acrescentada na hora da fritura, que eleva o calor calórico e além do mais, o excesso de aquecimento pode destruir parte destes ômegas 3 presentes”, afirma a nutricionista Gláucia Pastore.

“O peixe é bom para a memória. Eu tenho 86 anos e lembro de tudo”, diz um senhor.

O atum e o salmão têm a maior concentração de Ômega 3 , seguidos da sardinha, que é mais barata e fácil de achar nas peixarias.


Vídeo da Reportagem: Vídeos Rio Alimentos

Fonte: JH - GLOBO

Nenhum comentário: