Pesquisa personalizada

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Obesidade complica vida do diabético

Estudo mostra que a obesidade e a falta de hábitos saudáveis podem complicar a saúde do diabético e que 75% dos brasileiros que tem diabetes não têm plano de saúde.
 
Mulher entre 56 e 75 anos e acima do peso. Este é o perfil da maioria das pessoas com diabetes.

"Nem todos que as pessoas que vão engordar, nem todas as pessoas que não fazem atividade física vão se tornar diabéticos, mas aqueles que têm a propensão genética a tê-los, se cuidarem desde cedo, jamais ele vai desenvolver o infarto, a amputação ou a insuficiência renal.", diz Luiz Vicente Berti, médico.

Segundo a pesquisa feita em todo o Brasil, cada paciente gasta em média 110 reais por mês no tratamento. Outra constatação é que o diabético tem dificuldade para agendar uma consulta em postos de saúde da rede pública.

"Eu vou hoje ao médico e não consigo voltar no mesmo ano para levar os resultados dos exames e receber a medicação.", continua o médico.

A doença traz uma série de mudanças de comportamento e uma das principais começa na cozinha. Cuidar da alimentação, escolher direitinho o que será colocado na mesa. Todas essas preocupações, a Maria Virgínia passou a ter há dois anos, quando descobriu que tinha diabetes. Ela agora tenta manter uma disciplina.

“É a salada, à vontade, um pouco de arroz e a gordura magra”, conta Maria Virgínia Gonçalves, aposentada.

A gordura animal tem que ser evitada, dizem os médicos e é preciso controlar a quantidade de carboidratos, como o arroz, massa, pão. “A sobremesa é uma fruta que eu como com bagaço”, diz Maria.

Mais atenção: algumas frutas têm uma concentração grande de açúcar, como o abacaxi, a uva.

Ricardo Cohen é um dos médicos que participaram da pesquisa. Ele chama a atenção para a prevenção das doenças cardiovasculares.

"Se ele se descuida tanto da medicação quanto na modificação de estilo de vida, as doenças cardiovasculares serão muito mais precoces na vida dele.", diz Ricardo Cohen, médico.

Por que os exercícios físicos são tão indicados para os diabéticos? “Porque quanto maior massa muscular, mais consumo de glicose existe por esse músculo e quanto maior a atividade física também maior será o gasto da glicose, abaixando a glicemia, abaixando o açúcar no sangue”, diz ele.

A receita para suar ou controlar a alimentação se resume em uma palavra.

“A disciplina. É você ver e falar não, eu não vou comer mais do que isso.", diz Maria.

O Ministério da Saúde informou que repassa recursos para estados e municípios adquirirem e distribuírem remédios e equipamentos de graça para o controle do diabetes.


Vídeo da Reporatgem: Vídeos Alimentos 


Fonte: Jornal Hoje (GLOBO)

Nenhum comentário: