Pesquisa personalizada

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Pesquisa revela a importância do café da manhã


Cientistas americanos de uma das universidades mais prestigiadas do mundo descobriram que um bom café da manhã faz bem à saúde e pode evitar até infarto.
 
Giuliana Girardi - São Paulo
 
Às vezes falta tempo. “Saindo de casa com pressa, prefere dormir mais e comer menos”, Adriana Campos, agente de viagem.

Rubens perde alguns minutinhos de sono, mas começa o dia sem fome. “Importantíssimo, você fica à noite o maior período sem se alimentar, então quando chega de manhã tem que reforçar as energias”, afirma Rubens Oliveira, aposentado.

Cada um tem uma preferência. “Eu gosto muito de fruta de manhã, então eu capricho bastante, que nem rei, o café da manhã”, diz Pedro Paulo Ribeiro Filho, estudante.

“Eu tomo café, como um pão com manteiga ou requeijão”, diz Michele Silveira, estudante.

A primeira refeição do dia é muito importante. Dá energia, logo cedo e faz com que a pessoa não exagere no almoço, já que não está de estomago vazio. Um café da manhã nutritivo ajuda a diminuir até os riscos de infarto.

A descoberta é de pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. “Alguns alimentos são bons, na medida que previnem obesidade, na medida que previnem diabetes, e consequentemente previnem doenças cardiovasculares”, explica Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo.

O nutrólogo e cardiologista recomenda um porção de fibras, todos os dias, como aveia e linhaça. Eles tem efeito anti-oxidante e evitam o envelhecimento das artérias. Podem reduzir os níveis do mau colesterol, causador de problemas cardíacos.

“Para ter um gosto melhor pode misturar, por exemplo, no iogurte. Suco é importantíssimo, varie a cor do suco e está variando os antioxidantes. Trocar por ex, o pão francês clássico, com manteiga, por um pão francês integral, com margarina. Trocar o queijo amarelo, pelo branco”, orienta.

Se for tomar café com leite, prefira leite desnatado. Hábitos saudáveis fazem parte da rotina de seu Olten, que tem uma receita simples para chegar aos 81 anos com muita saúde.

“É um bom café da manhã, almoçar bem e evitar não jantar, fazer um lanche a noite. Ter boa saúde não é comer muito, é saber se alimentar”, declara Olten Ayres de Abreu, aposentado.

A pesquisa mostra ainda que a má alimentação no café da manhã provoca perda de força muscular e baixa de energia. As crianças que não se alimentam corretamente apresentam tonturas e mal estar quando praticam exercícios físicos.


Vídeo da Reportagem: Blog Vídeos Alimentos


Fonte: GLOBO (G1)


Nenhum comentário: