Pesquisa personalizada

sábado, 3 de outubro de 2009

Manteiga de cacau na gravidez não evita estrias, vitamina E sim

do New York Times
 
A manteiga de cacau tem várias aplicações, mas uma das mais comuns é o combate às marcas deixadas pelo crescimento rápido, especialmente durante a gravidez, e pelo ganho de peso.

O problema aflige a maioria das grávidas, sem mencionar muitos fisiculturistas, adolescentes atravessando a puberdade e pessoas acima do peso. A manteiga de cacau é uma solução popular, mas estudos descobriram que ela produz resultados inexpressivos.

O maior estudo sobre o tema foi publicado em 2008 por uma equipe de dermatologistas e obstetras. A pesquisa acompanhou 175 mulheres em sua primeira gravidez, algumas aleatoriamente orientadas a aplicar hidratante de manteiga de cacau todos os dias e outras orientadas a usar um placebo. Nenhuma das participantes nem os pesquisadores sabiam quem estava fazendo uso de qual tratamento. Depois de muitos meses, os pesquisadores não encontraram diferenças no desenvolvimento ou gravidade das marquinhas, conhecidas como estrias, no abdômen, seios e coxas.

Para aqueles que buscam uma alternativa, os cientistas descobriram que cremes com vitamina E são mais eficazes. Num estudo duplo-cego similar com cem mulheres grávidas, presente no "The Cochrane Database of Systematic Reviews", em 2000, os pesquisadores descobriram que as mulheres orientadas a usar um creme contendo alfatocoferol, uma forma de vitamina E, desenvolveram menos estrias que as que receberam um placebo.

Tratamentos cirúrgicos e por radiofrequência também estão disponíveis, mas custam muito mais caro.

Fonte: GLOBO (G1)

Nenhum comentário: