Pesquisa personalizada

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Alimentos em cápsulas são aliados na prevenção e tratamento de doenças

 
Alimentos que aparentemente apenas fazem parte da dieta do dia a dia podem oferecer também benefícios medicinais como prevenção e tratamento de doenças. São os chamados nutracêuticos.

Atuam na melhora das funções digestivas, no fortalecimento da absorção de nutrientes e antioxidantes e na prevenção de diversas doenças, desde as cardiovasculares até determinados tipos de câncer.

Os nutracêuticos incluem os alimentos funcionais e compostos bioativos como vitaminas, minerais e antioxidantes. Consumir alimentos nutracêuticos é uma das maneiras de manter um estilo de vida saudável.

É importante lembrar que os alimentos nutracêuticos também podem ser chamados de alimentos funcionais. Os nutracêuticos abrangem desde nutrientes isolados e suplementos nutricionais, até alimentos que podem ser naturais, modificados ou enriquecidos, ditos funcionais porque desempenham funções benéficas à saúde, além das básicas de nutrição do organismo.

Exemplos de nutracêuticos são chá verde, couve, damasco, folhas, frutas cítricas, frutas vermelhas, gergelim, linhaça, morango, nozes, peixes de água fria, pimentão, repolho, soja, tomate, uvas. Também se enquadram nessa categoria os compostos bioativos, como ômega 3, vitamina C, betacaroteno e magnésio.

Apesar dos benefícios à saúde, os nutracêuticos não são considerados remédios e podem ser comprados sem receita. Para resultados mais focados na necessidade nutricional de cada um, sem risco de superdosagem, o recomendado é que consulte um nutricionista para que realize a prescrição correta.

Uma dica para evitar o exagero é seguir as indicações do rótulo do produto. Todos devem ter selo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), indicando que as dosagens foram testadas e aprovadas. Se for manipulado na farmácia, peça orientação sobre as doses ao farmacêutico responsável.

Mas não esqueça: para que tenha como resultado a saúde e beleza são necessários que alie uma dieta balanceada à prática de exercícios físicos regulares.
 
 
 

Nenhum comentário: