NOVA YORK - Cientistas anunciaram nesta sexta-feira que conseguiram modificar os genes de galinhas para impedir a transmissão da gripe aviária. O vírus da doença é perigoso para os humanos, e a descoberta ajudaria a evitar uma possível pandemia.
A pesquisa foi feita pela Universidade de Cambridge em parceria com a Universidade de Edinburgh. Os pesquisadores afirmaram que, durante a experiência, as galinhas continuaram ficando doentes quando expostas ao vírus H5N1, mas deixaram de transmitir a doença.
- A prevenção da transmissão do vírus entre as galinhas pode diminuir drasticamente o impacto da doença na economia, além de salvar a vida de milhares de pessoas - afirmou o veterinário Laurence Tiley, da Universidade de Cambridge e coordenador da pesquisa.
O vírus H5N1 tem circulado pela Ásia, Oriente Médio e Europa, e desde 2003 tem causado a morte de centenas de milhares de aves. Ele raramente infecta humanos, mas quando isso acontece é quase sempre mortal. A Organização Mundial de Saúde registrou 516 casos desde 2003. Dos infectados, 306 morreram.
O medo dos especialistas é de que o vírus evolua e passe a infectar as pessoas mais facilmente, causando uma pandemia na qual milhões de pessoas em todo o mundo morreriam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário