Pesquisa personalizada

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Estudo sugere mais calorias na dieta.


Quantidade ingerida por dia poderia ser 16% maior

Humberto Maia Junior, JORNAL DA TARDE

Tamanho do texto? A A A A

Uma pesquisa feita na Inglaterra sugere que a quantidade média de calorias que uma pessoa precisa para viver de forma saudável está subestimada. Segundo estudo preliminar feito pelo Comitê Científico Consultivo em Nutrição, ligado ao governo britânico, o consumo diário poderia ser 16% maior.

Atualmente, um homem com vida ativa deve ingerir cerca de 2,5 mil kcal e uma mulher, 2 mil kcal. Se o estudo for confirmado, o acréscimo poderá permitir que uma pessoa coma, diariamente, cerca de 400 kcal a mais - o equivalente a um cheeseburger. A ressalva: esse bônus só poderia ser aproveitado por quem pratica exercícios físicos. Caso contrário, o risco de obesidade seria agravado.

Segundo o comitê, o estudo traz uma avaliação mais precisa de como a energia pode ser queimada por meio da atividade física - daí o acréscimo no consumo alimentar.

Para ser aceito na Grã-Bretanha, o aumento na recomendação de ingestão calórica precisa ser analisado durante 14 semanas. Se for aprovado e adotado no Brasil, a tabela com informações nutricionais presente nas embalagens de alimentos deverá sofrer alterações.

A proposta causou polêmica entre ativistas da área de saúde. O receio é que a mudança seja entendida pela população como uma maior liberalidade no consumo alimentar, o que poderia levar ao aumento dos índices de obesidade.

"Isso não pode ser visto como sinal verde para comer loucamente", disse Tam Fry, do Fórum Nacional de Obesidade da Grã-Bretanha, que classificou a ideia como perigosa e sugeriu que o relatório seja "varrido para debaixo do tapete".

A nutricionista Solange Hypólito, do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo, alerta para o erro de se confiar em valores médios de consumo. Ela explica que a necessidade alimentar diária varia para cada pessoa. Certo, segundo ela, é que um homem, para sobreviver, não pode consumir menos que 1,5 mil kcal diariamente e a mulher, menos de 1,2 mil kcal.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário: