Pesquisa personalizada

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Aposte na semente

RACHEL BOTELHO
DA FOLHA UOL

Incluir sementes inteiras de linhaça na dieta pode ajudar a baixar os níveis de colesterol no sangue. A conclusão é de uma meta-análise de 28 estudos feita na China para tentar esclarecer o real impacto desse ingrediente na redução do colesterol. Pesquisas existentes até então chegaram a resultados díspares.

O trabalho, publicado no "American Journal of Clinical Nutrition", concluiu ainda que a ingestão de óleo de linhaça não produz o mesmo efeito. Para a nutricionista Cibele Crispim, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da consultoria RG Nutri, apesar de o óleo ter as propriedades dos ácidos graxos presentes na linhaça e de estes serem o principal apelo do ingrediente, os nutrientes são mais benéficos em conjunto do que isoladamente.

"Diziam que a linhaça reduz o colesterol pela ação do óleo, então fizeram os suplementos. Agora vemos que o efeito do alimento se sobrepõe ao do suplemento", diz. Segundo ela, é possível que um nutriente encontrado na semente potencialize a função de outros, o que não ocorre quando só um
nutriente é isolado, como no suplemento.
A meta-análise, que avaliou dados de 1.500 pessoas que consomem, em média, uma colher (sopa) da semente ou do óleo, concluiu que a ingestão da semente está associada à redução do colesterol total e do LDL, o "mau" colesterol. As mulheres, principalmente aquelas na pós-menopausa, foram mais beneficiadas do que os homens. Não houve alteração, no entanto, nos níveis de triglicerídeos nem na taxa do colesterol "bom".

Para Cibele Crispim, isso indica que as pessoas devem dar preferência às sementes. "Elas possuem fibra, que diminui a absorção de colesterol no intestino, vitamina E, que é antioxidante, e o ômega 3."

Para aproveitar os óleos e as vitaminas, é importante triturar a semente no liquidificador. "Para transformar em farinha, a indústria utiliza muitas vezes altas temperaturas, o que diminui as propriedades. É melhor comprar a semente inteira", diz. Até a hora de comer, com leite ou na comida, deve-se deixá-la em local seco e fresco.

Nenhum comentário: